terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E se no Brasil nevasse?

Convivendo com neve todos os dias começo a pensar se tivéssemos tempestades de neve no Brasil. Pra mim, de duas uma: ou éramos mais organizados ou a seleção natural ia fazer a festa. Por quê? Bom, vamos aos fatos.

- Neve é uma água "mais pesada", ou seja, se vc mora num barraquinho de madeira o que acontecerá? Isso mesmo, você pode virar panqueca ou um cubinho de gelo.

- Água é para supostamente escorrer pelo esgoto (isso infelizmente não funciona no Brasil). Neve não. Onde ela cai, ela fica. E vai se acumulando, acumulando, até parar de nevar. Por conta disso, a administração da cidade precisa ser rápida e organizada o suficiente para mandar caminhões retirando a neve das ruas e outros jogando sal misturado com areia para derreter o gelo e não causar acidentes. Não é por nada não, mas nossos governantes não são capazes de mandar limpar bueiros ou fazer um escoamento de emergência em locais onde normalmente rios transbordam. E os rios não transbordam uma vez por século, mas todo ano!

- Quando há previsões de tempestades de neves, as escolas já ficam preparadas para possíveis cancelamentos ou liberar as crianças mais cedo, evitando assim o CAOS - no trânsito, nas escolas, na vida das pessoas. Peraí, alguém já viu no Brasil uma escola cancelar as aulas por conta de prováveis tempestades de chuvas? Hummm, e o que diria o trânsito de quilômetros quando temos alagamentos...

Enfim, não há favelas nos EUA, porquê as pessoas pobres precisam morar em casas que pelo menos aguentem a neve em cima. Além disso, quem é doido de morar em cima de um morro com neves podendo deslizar a qualquer momento? Tá certo que no Brasil as pessoas moram com terra deslizando sobre as casas, mas cadê mesmo o governo para impedir?

É, isso que faz a diferença, um pouco de organização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário